Publicidade
Em Simão Dias, Linda Brasil destacou problemas causados pela pulverização aérea de agrotóxicos e dificuldades de acesso aos serviços da Saúde
Além disso, Linda Brasil destacou a Jornada Nacional de Luta Camponesa, que tem como tema a alimentação saudável e a justiça climática.
Por Ferreira Filho
Publicado em 24/05/2025 06:32
Releases
Na última quinta-feira (22), durante a Sessão Plenária Itinerante da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizada no município de Simão Dias, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna para dar visibilidade às demandas da população. Entre os temas abordados estiveram os problemas enfrentados por trabalhadores do campo e as dificuldades para o agendamento de consultas e exames nas unidades de saúde do município.
 
A parlamentar reforçou o compromisso com a população. “Trazemos essas demandas, pois sabemos a importância dessas Sessões Especiais, principalmente as itinerantes, para dialogar tanto com o estado quanto com o município, e cobrar maior investimento e olhar atento para resolver essas questões que impactam diretamente a vida da população”, salientou Linda Brasil.
 
A partir do diálogo com os trabalhadores do campo e pequenos produtores, a deputada levou à tribuna informações sobre a prática de pulverização aérea de agrotóxicos, com utilização de drones, que vem afetando a comunidade. “Recebi uma denúncia de moradores, em especial do povoado Jacaré, com relatos de que árvores e plantações foram afetadas pelo uso de agrotóxicos aplicados com uso de drones. A utilização  do veneno causou perdas nas pequenas lavouras da vizinhança. A população solicita providências dos órgãos competentes. Trago esse assunto para que possamos averiguar”, pontuou durante a Sessão Plenária.
 
Além disso, Linda Brasil destacou a Jornada Nacional de Luta Camponesa, que tem como tema a alimentação saudável e a justiça climática. A ação liderada por militantes do Movimento Camponês Popular (MCP) visa , através de uma Carta Denúncia entregue aos parlamentares, reivindicar providências quanto às contaminações genéticas das sementes crioulas por transgênicos em Sergipe e na Bahia.
 
A deputada apela para que os parlamentares avaliem a situação e dialoguem sobre alternativas para atendimento da solicitação. “Entre as denúncias está o uso de agrotóxicos, principalmente pelos grandes agricultores. Sabemos que são os grandes latifundiários que utilizam mecanismos sofisticados com venenos que contaminam o solo, atingem comunidades vizinhas à zona de cultivo, gerando contaminação, inclusive, ao lençol freático e aos riachos”, explicou Linda, acrescentando que os camponeses buscam diálogo para a efetivação da Lei nº 8.167/2016, que institui o incentivo à proteção da biodiversidade, com a conceituação da semente crioula.
 
Saúde
 
A parlamentar destaca o apelo da população para que haja diálogo entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), com o objetivo de otimizar a marcação de consultas, em especial com médicos especialistas como psicólogos, fisioterapeutas, psiquiatras e reumatologistas. “Além da dificuldade para marcação de consultas, a população vem enfrentando dificuldade, também, para a realização de exames, como a colonoscopia, que geralmente demora mais de um ano para conseguir ser marcada”, frisou Linda Brasil durante o seu discurso.
 
Outra demanda destacada é o descumprimento e a falta de divulgação da Lei nº 9.293, nas unidades, referente à equiparação dos mesmos direitos das pessoas com deficiência para as pessoas com fibromialgia. “Recebemos relatos de que nas unidades de saúde não há identificação sobre os direitos das pessoas com fibromialgia. A identificação e informação sobre esses direitos é muito importante, porque muitas vezes os próprios servidores não estão capacitados e não sabem dessa legislação”, indicou a parlamentar.
 
Foto: Jadilson Simões
Comentários
Comentário enviado com sucesso!